SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA
home contato
busca receba informações
Inglês   Português
Busca: ok
Página Principal Contato Receba Informações
campanha

1170
NASCENTES PROTEGIDAS ATÉ O MOMENTO

 
 
Essa página foi útil para você?
 


Zumbi V

A microbacia do Zumbi V é uma das 12 que compõem o município de São Francisco de Itabapoana e faz divisa com Campos dos Goytacazes. Em sua área está o núcleo V/Cajueiro do assentamento rural Zumbi dos Palmares, o maior do estado, constituído em 1997 pelo INCRA. Recebeu vários projetos de crédito rural, capacitações, infraestrutura, assistência técnica e extensão rural para a produção. São 76 famílias que vivem em 70 lotes existentes nesse núcleo. Vivem as expensas da aposentadoria rural dos assentados, do trabalho urbano, do trabalho assalariado e de pequenas plantações e criações na área. Na microbacia, também há a comunidade rural da Floresta.

BACIA/ SUB-BACIA HIDROGRÁFICA: Rio Paraíba do Sul/ Florestinha

ÁREA: Aproximadamente 4.786 ha

DISTÂNCIA DA SEDE: 22 km (com acesso pela RJ 224)

CLIMA: Tropical subúmido-seco, com invernos secos e verões úmidos. A temperatura caracteriza-se como megatérmica, com calor bem distribuído o ano todo e uma média de 22,8°C anuais. Existe pelo menos seis meses com déficit hídrico durante o ano e a precipitação média é de 900 mm anualmente.

VEGETAÇÃO NATIVA: Predomina remanescentes da vegetação típica de brejos.

RECURSOS HÍDRICOS: Tem como bacia hidrográfica o rio principal Paraíba do Sul. A microbacia ainda conta com lagoas, brejos e baixadas que contribuem para o abastecimento de água para uso agrícola e humano. E se comunicam por meio da rede de drenagem. Existe contaminação dos córregos e lençóis devido à utilização fossa negra e contaminações com agrotóxicos.

CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA: A distribuição das terras feita pelo INCRA apresenta alguns lotes com área entre 8,0 e 12,5 hectares. Sendo assim, alguns possuem uma área menor que um módulo fiscal do município que é de 12 hectares. A renda familiar, decorrente das atividades agropecuárias é baixa. Algumas atividades agrícolas são realizadas em sistema de mutirão.

A única escola da região atende ao ensino básico infantil, sendo necessário aos que buscam progredir em seu ensino a saída da comunidade para conclusão dos estudos. A comunidade não possui posto de saúde, o que obriga a população a se deslocar até a Imburi de Cacimbas para atendimento médico. Não há rede de abastecimento público de água nem coleta pública de lixo. A comunidade ainda sofre com a falta de rede de telefonia, áreas de lazer, programas de treinamento e capacitação de trabalhadores, maquinário agrícola para a produção. Também não há manutenção nas estradas nem linhas de ônibus para o transporte da população.

Contatos Locais

Rodrigo da Silva Oliveira – técnico executor EMATER

(22) 27895266 - eslocjp@emater.rj.gov.br

Como nos Organizamos

Associação de moradores e de pequenos produtores assentados.

Clique para acessar os Documentos da Microbacia