SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA

Idioma

Início

Programa

Intecral

Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro (Intecral)
  • O Projeto Intecral é uma cooperação entre o Programa Rio Rural e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha para o desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas visando à melhoria da qualidade de vida e da produtividade na agricultura familiar. Realizado com apoio da Emater-Rio e da Pesagro-Rio, empresas vinculadas à Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, o projeto integra seis universidades brasileiras e alemãs, além de empresas europeias.

    Iniciado em 2014, com duração de três anos, o Intecral destinará cerca de R$ 9,2 milhões do governo alemão à pesquisa e desenvolvimento, em benefício de comunidades agrícolas das regiões Serrana, Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas. As atividades contemplam microbacias hidrográficas dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Itaocara, Italva, Porciúncula, Varre-Sai, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Quissamã e Macaé.

    Entre as ações e produtos do Intecral estão o desenvolvimento de equipamento de colheita de cana-de-açúcar específico para pequenas propriedades, ações de combate à degradação de solos, a implantação de sistemas de saneamento em vilas rurais, tecnologias de informação para monitoramento de recursos hídricos e de parâmetros meteorológicos, entre outros.

    O projeto, que dará o apoio técnico e operacional necessário ao desenvolvimento e adaptação das tecnologias, se subdivide conforme os seguintes pacotes de trabalho: (1) Gerenciamento do projeto e integração dos atores; (2) Boas práticas agrícolas e planejamento participativo; (3) Reabilitação de áreas degradadas e conservação da paisagem; (4) Monitoramento de água, modelagem, sistemas de saneamento e gerenciamento de microbacias; (5) Serviços ecossistêmicos, mercados alternativos e governança.

    Os trabalhos são coordenados pelo Instituto de Tecnologia e Gestão de Recursos (ITT), da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, envolvendo as universidades de Leipzig e de Jena, na Alemanha. O projeto tem parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as universidades públicas UFF, UERJ e UFRRJ, comitês de bacias hidrográficas e empresas alemãs, entre outros.

    Acesse as pesquisas publicadas pelo Projeto Intecral na Biblioteca Virtual.





8290

NASCENTES PROTEGIDAS ATÉ O MOMENTO


Um desafio pela preservação da água! Conheça a campanha que vem mobilizando produtores rurais e outros parceiros para a proteção de 2016 nascentes até as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Microbacia em Destaque

Alto Turvo

BARRA MANSA

A microbacia hidrográfica Alto Turvo ocupa uma área de 9.571 hectares. A atividade que se destaca na região é a pecuária leiteira.

Ver Microbacia em Destaque Ver todas
Nossas Microbacias