SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA

Idioma

Início

Programa

Riorural

Rio Rural - Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas
  • O Programa Rio Rural tem como desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolve uma estratégia de ação com as comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pela rede hídrica (nascentes, córregos, rios, aquíferos etc.).

    O programa incentiva a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, com técnicas mais eficientes e ambientalmente adequadas. Até 2018, serão investidos US$ 233 milhões em ações de desenvolvimento, beneficiando 48 mil agricultores familiares residentes em 366 microbacias de 72 municípios.

    Executado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC), o Rio Rural possui financiamento do Banco Mundial e apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). As atividades do programa envolvem uma ampla rede de parceiros, que inclui entidades do poder público, ONGs, empresas e centenas de organizações rurais.

    Desenvolvimento participativo

    As comunidades das microbacias hidrográficas, que vivem principalmente da atividade agropecuária, são as principais beneficiárias do Rio Rural. Os agricultores recebem apoio técnico e financeiro para a adoção de boas práticas e são estimulados pelo programa a se tornarem protagonistas do processo de desenvolvimento, desde o planejamento das ações até o monitoramento e avaliação de resultados. O engajamento dos atores locais e o incentivo à organização comunitária são a base do trabalho, conciliando a inclusão socioeconômica com a conscientização ambiental, através do uso de tecnologias sustentáveis.

  • Conceito de Microbacia Hidrográfica
  • Metodologia de Microbacias Hidrográficas
  • Princípios da metodologia de microbacias hidrográficas




Um desafio pela preservação da água! Conheça a campanha que vem mobilizando produtores rurais e outros parceiros para a proteção de 2016 nascentes até as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Microbacia em Destaque

Alto Turvo

BARRA MANSA

A microbacia hidrográfica Alto Turvo ocupa uma área de 9.571 hectares. A atividade que se destaca na região é a pecuária leiteira.

Ver Microbacia em Destaque Ver todas
Nossas Microbacias